
O
E-Tower ("Torre-E") é um edifÃcio de escritórios paulistano situado na
Vila OlÃmpia , junto à marginal do rio Pinheiros. O prédio foi projetado por Aflalo & Gasperini e possui caracterÃsticas que o qualificam como de última geração, tanto nos aspectos construtivos como de instalações. No projeto, há ainda um diferencial em relação ao programa de necessidades e à oferta de serviços disponÃveis no interior da edificação.
Apesar de todas essas novidades, o que chama a atenção em primeiro lugar é a altura do edifÃcio , com 150 metros, ele é o 12º arranha-céus mais alto do Brasil, e o 5º mais alto da cidade de São Paulo. A medida foi definida pelo corredor de tráfego de helicópteros da marginal - projetistas e empreendedores a queriam maior.
A criação de uma torre alta e esbelta foi um dos pedidos do cliente. Para o projeto de estrutura de concreto armado - que articula a grelha da fachada com pórticos internos travados em direção ao core -, foi utilizada uma maquete do prédio e dos volumes das construções lindeiras, para aferir, dentro de um túnel de vento, os esforços que o E-Tower sofreria com a ação eólica.
Esses dados foram também empregados no detalhamento da caixilharia, executada, em sua maior parte, no sistema unitizado, com painéis modulados de 3,75 x 2,5 metros. Embora o sistema não seja novidade no paÃs, os fechamentos do E-Tower são pioneiros, pois os painéis, além dos caixilhos, continham os revestimentos externos em placas de granito.
Desafios
Na construção do edifÃcio de 392 m² de base um concreto de 40 MPa (Mega pascal) foi empregado em todo edifÃcio, no entanto no seu estacionamento no subsolo, os pilares tiveram de ser reduzidos sem que perdessem resistência para que o número de vagas pudesse ser mantido. Com a cooperação entre Concreto Engemix, da Escola Politécnica de São Paulo e da ABCP (Associação Brasileira do Cimento Portland), atingiu-se uma resistencia máxima para o concreto de 149 MPa.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/