“Portucale – Uma Casa de Fados” na Vila Olímpia
quinta-feira, 4 de setembro de 2008Aqui na cidade de São Paulo existem muitas Associações portuguesas, grupos folclóricos, ranchos folclóricos e casas de fado, as quais enfeitam os fins de semana dos portugueses, luso-descendentes e brasileiros.
Verdadeiramente os grupos e ranchos folclóricos são muito mais numerosos, e de um jeito ou de outro, conquistam a preferência dos freqüentadores, uma vez que, existem as tocatas que antes das apresentações dos grupos de folclore fazem o bailarico e os freqüentadores passam boas horas dançando ao som dessas tocatas, os viras, chulas, fadinhos e as consagradas marchinhas. Além disso tudo, temos as boas bacalhoadas, bolinhos de bacalhau, os caldos verdes, e outras goluseimas, como os famosos doces portugueses insuperáveis, bem como os vinhos portugueses.
Essas casas de folclore espalhadas por São Paulo são realmente o pomo da frêqüência paulistana, como o Centro Trasmontano de São Paulo, a Associação Portuguesa de Desportos, a Casa de Portugal, Casa da Ilha da Madeira, Casa de Brunhosinho, Casa dos Açores, Pedro Homem de Melo, Clube Português de São Paulo, Império do Minho, Clube Arouca, Vilas de Portugal e mais um grande número de maravilhosos locais da magistral música portuguesa.
As “Casas de Fado” evidentemente são em menor número do que as de folclore, geralmente são restaurantes, com cardápios próprios da culinária portuguesa e nos quais os portugueses, luso-descendentes e brasileiros se deliciam com a comida lusitana e os maravilhosos doces portugueses, que da mesma maneira das casas de folclore, nelas estão presentes.
Uma dessas casas maravilhosas é sem dúvida alguma o restaurante “PORTUCALE”, situado na Rua Nova Cidade 418, ali na Vila Olímpia, e que aos sábados a partir das 21:00 horas, delicia o público com toda a gama da cosinha portuguesa e um maravilhoso “show” de fados, com a magistral e simpática cantora “Alexandrina”, com nos faz enveredar pela arte fantástica da maior cantora de fados de todos os tempos, a nossa querida e imortal “AMÁLIA RODRIGUES”.
Essa cantora de fados é acompanhada pelo professor “BONFIM”, mestre do violão, que o transforma em uma guitarra portuguesa, para delicia e encantamento do público presente e nesse local, que é bem aconchegante, ouvintes e amantes da música portuguesa acabam adorando os mencionados artistas pela sua arte, que nos enleva e nos faz vibrar na recordação do sempre querido e eterno Portugal.
O restaurante é dirigido pelos srs. Elias e Cosme, pessoas extremamente simpáticas, brasileiros que adoram Portugal e que transformaram esse restaurante em um pedacinho do nosso Portugal, e quem ali for, como eu que já estive lá inúmeras vezes, sempre saindo de lá com o coração embevecido pelo espetáculo maravilhoso proporcionado pela cantora Alexandrina e pelo professor Bonfim, e com a música mais fantástica e a coisa mais linda do mundo o FADO lusitano.
Fonte: Mundo Lusíada Online