KT Tunstall, revelada no ‘American Idol’, vem a São Paulo, na Vila Olímpia
quinta-feira, 2 de outubro de 2008SÃO PAULO – Nas veias de KT Tunstall corre sangue chinês, escocês e irlandês. Já sua guitarra reverbera folk, blues e rock’n’roll. O nome difícil de pronunciar guarda uma mulher de cabeça feita, três álbuns elogiados pela imprensa e uma certeza: o ódio por programas como o American Idol – o nosso Ídolos. Entretanto, não fosse o programa, KT seria mais uma artista desconhecida nos Estados Unidos. Uma peça do destino a colocou no reality show sem mesmo ela querer. A cantora de 33 anos vai se apresentar em São Paulo, no dia 15 de outubro, na Via Funchal.
Katharine McPhee, uma das finalistas de 2006, bateu o pé e fez questão de cantar Black Horse and the Cherry Tree, canção do primeiro CD de KT (Eye to the Telescope, de 2004). A música subiu nas paradas americanas e a colocou numa situação delicada. Mesmo assim, a cantora não deixa de destilar sua opinião ácida: “Você não pode negar que esse tipo de show revele astros como Kelly Clarkson, Carrie Underwood e Leona Lewis, que poderiam facilmente conseguir contratos em gravadoras sem precisar do programa”, fala KT.
A cantora diz não ter TV a cabo em casa, mas jura que já assistiu a alguns episódios da maratona musical. “Como um show de TV, é divertido, o público consegue interagir. Mas o que acontece depois é que me deixa com nojo. Eles humilham essas pessoas. Fazem elas estourarem por seis meses e depois as mandam embora como lixo. As TVs têm muito dinheiro para promover, muito mais do que as gravadoras. E é muito difícil estar na TV e no rádio, é preciso pagar muito. O top 10 está lotado de pessoas que saem da TV. Há gente muito talentosa que não tem espaço algum. Isso é triste.”
Aqui no Brasil, sua música mais conhecida é Suddenly I See, também do seu primeiro álbum e que, além de tocar nas rádios, ganhou a TV como trilha de uma operadora de celular. Sobre o Brasil, a pequena escocesa diz ter uma curiosidade imensa com relação ao nosso ritmo. Tanto que prometeu passar alguns meses na América Latina para “pesquisar novas sonoridades” para o próximo disco. “Quero me concentrar no ritmo do novo álbum.” As informações são do Jornal da Tarde.
KT Tunstall. Via Funchal. Rua Funchal, 65, Vila Olímpia, em São Paulo. Tel. (011) 3188-4148. 15 de outubro (quarta-feira), às 21h30. Ingressos: de R$ 100 a R$ 280. www.viafunchal.com.br. Classificação: 12 anos.
Fonte: Estadao.com.br