Inaugurada há um ano, rua da Vila Olímpia continua sem iluminação
sexta-feira, 29 de outubro de 2010Um trecho da rua Olimpíadas, inaugurado em novembro de 2009 na Vila Olímpia, bairro nobre na zona sul da capital paulista, está sem placa de sinalização e sem luz quase um ano após sua abertura. Até o próprio nome da via é um problema. A prefeitura não sabe informar se o trajeto se trata de uma continuação da Olimpíadas ou de uma nova rua. O trecho fica entre a esquina das ruas Olimpíadas e Ramos Batista e a avenida Brigadeiro Faria Lima e Hélio Pellegrino.
Em maio deste ano, após denúncias de moradores, a reportagem do site R7 já tinha ido ao local econstatado que a via não possuía iluminação e sinalização. Quase seis meses após nossa primeira visita, e cerca de um ano depois da inauguração da rua, a reportagem retornou ao local e constatou que a situação pouco mudou. De novo, houve apenas a colocação de sinalização de trânsito, como placas de “pare” e “zebras” nos cruzamentos.
A falta de postes de luz é a principal reclamação dos moradores da região, que afirmam que o novo trecho aumentou a insegurança no bairro. Para a aposentada Ely Maria Diaféria, são comuns assaltos à noite no trecho de cerca de duas quadras. Ela mora em um prédio a poucos metros da via.
– Eu já presenciei um assalto nessa rua. Ela fica muito escura à noite. Quem mora aqui evita andar nela porque a insegurança, é muito grande. Todo dia você fica sabendo de algo que aconteceu lá. A coisa está perigosa.
Além dos assaltos, o trânsito na área também sofre com a obra inacabada. A ampliação foi feita para melhorar o tráfego na região do Shopping Vila Olímpia. No entanto, a falta de placas com o nome da via confunde os motoristas, de acordo com Eide Samaan, aposentada que mora no mesmo prédio de Ely.
– Eu e os moradores daqui evitamos usar a rua. Para andar, de carro ou mesmo a pé, é muito ruim. Como não tem placas, o pessoal se perde, não sabe onde está. E o engraçado é que até um ponto de ônibus colocaram lá, mesmo sem luz ou sinalização.
Procurada pelo site R7, a Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras) informou que a SP-Obras – empresa executora de projetos da prefeitura – está “viabilizando a contratação de serviços complementares para as ruas Gomes de Carvalho e Olimpíadas, incluindo a iluminação nas vias de ligação com a rua Funchal e avenida Hélio Pellegrino”. A administração não informou, porém, quando serão feitos esses reparos.
A prefeitura não soube dizer qual órgão é responsável pela colocação de placas com o nome das ruas na via. Procurados, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano também não souberam explicar de quem é a responsabilidade pelo serviço até a publicação desta notícia.
Fonte: R7
Mais notícias sobre a Vila Olímpia:
- CET altera circulação da Rua Baluarte na Vila Olímpia
- Bandidos são presos após tiroteio na Vila Olímpia
- Profissionais e comunidade acadêmica das áreas de publicidade e propaganda participam de encontro na Vila Olímpia
- Prefeitura engaveta projeto de monotrilho entre Jardim Ângela e Vila Olímpia
- Vila Olímpia: plano da Prefeitura deve dobrar trânsito na Faria Lima