As cores puras de José Bernnô em mostra na Vila Olímpia
quinta-feira, 7 de agosto de 2008Elogiado pela crítica, a obra do artista José Bernnô acaba de ganhar exposição em São Paulo. A mostra, que pode ser vista até o dia 12 de setembro no estúdio Buck, no bairro de Vila Olímpia, é a primeira deste artista nascido há 59 anos no bairro do Limão, em São Paulo.
O crítico Cauê Alves, curador da exposição, compara o trabalho de Bernnô com o de Alfredo Volpi (1896-1988), o pintor que vivia num bairro popular, o Cambuci, e criou uma das obras mais poderosas da pintura brasileira.
“Talvez a pintura de Volpi do início da década de 1960 em diante – pela sabedoria na construção das telas e articulação entre cor e formas geométricas nada rígidas – seja uma aproximação pertinente”, escreve no folder da mostra.
Já o crítico Rodrigo Naves, em texto inédito escrito para a mostra, diz que a compreensão de Bernnô da pintura contemporânea passa pela mediação de artistas como Sean Scully, Paulo Pasta, Rodrigo Andrade e Marco Giannotti, com quem ele estudou.
Em entrevista ao site UOL, o próprio artista explica sua obra. “Sabe de onde vêm essas cores? Comecei a estudar pintura e fiquei fascinado com as cores puras. Agora estou imitando o Matisse. Ele era um defensor da cor pura. Daí eu quis saber o que ele chamava de cor pura. É a cor que sai do tubo de tinta, sem nenhuma mistura”, conta.
Fonte: O TEMPO
Mais notícias sobre a Vila Olímpia:
- Vila Olímpia: Ciclo Cinema, Música e Psicanálise estreia hoje com documentário As Canções
- Blowtex se aproxima dos jovens em festa à fantasia na Vila Olimpia
- Balada Eleven Club é inaugurada na Vila Olímpia
- Daslu tem atividades gratuitas para crianças na Vila Olímpia
- Planejamento, investimentos e rentabilidade no agronegócio são temas de ciclo de cursos do PENSA/FIA, na Vila Olímpia